quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do mundo



Ultimamente estou ouvindo muitas criticas sobre a copa de 2010, coisas do tipo em que se diz que isso envolve muito mais a política e interesses econômicos do que a alegria e a união de uma nação pelo seu povo em um campeonato mundial de futebol. Sabe, eu adoro essa época, sempre gostei, pra mim era um momento onde todas as pessoas de um país estão reunidas com um mesmo objetivo, a de ver o time de seu país campeão, a de torcer por isso. Mas agora sei que não é bem assim, não para quem tem o controle de uma nação nas mãos, parece que tudo só envolve o dinheiro e a superioridade. Esses dias assistindo uma reportagem sobre a África do Sul, sede da Copa, vi que brancos também sofrem preconceito. Uma pequena comunidade onde apenas brancos abaixo da linha de pobreza vivem, e sofrem pelo preconceito, não dá pra ver igualdade em lugar algum. E o pior é que ao mesmo tempo só se ouve todos falando de igualdade!!
Na escola tenho estudado muito sobre os problemas da África e dos negros, tenho visto um pouco da realidade deles, mas tenho notado tantas e tantas controvérsias que nem dá pra colocar aqui. Só posso dizer que ninguém é 100% inocente.
Mas eu ainda torço com fé e dou aqueles pulos de raiva quando o Brasil perde um gol, ou grito muito alto e saiu correndo na rua quando ele marca ‘aquele’ gol. A energia que consigo sentir de todos na mesma esperança de ver o gol, de ver o Brasil Hexa, de quando se ouve o grito de toda a sua rua e até mais longe um pouco quando o tão esperado gol é marcado, isso sim me alegra, e posso até ser ingênua ao dizer que acredito que um dia o mundo será melhor, posso até estar me iludindo, mas é pelo que eu realmente torço!

"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."

Raul Seixas