quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mais problemas ( e não são novos!)

O nosso lixo de cada dia!!!
Uma boa matéria para quem se preocupa com si próprio e com seus semelhantes, e claro que com o mundo em que vivemos. Até parece repetição, quase toda matéria que eu escrevo ou resumo aqui no blog, ou mesmo comento com alguém, começo com algo assim, mas é de propósito, pra ver se entra nas cabeças das pessoas!
Enfim, hoje eu resolvi escreve sobre o lixo que produzimos, pois, é uma coisa tão natural abrir um pacote de biscoito e colocar a embalagem plástica no lixo comum, sem nem notar, agora eu digo, sabe quanto tempo levará para esse material de decompor no meio ambiente? Hein? Eu sei, mais de 100 anos, e não é exagero, se você achar que é, sinta-se a vontade para comentar comigo. Bom, primeiro vou colocar quanto tempo leva para decomposição de diferentes materiais.

Aço... mais de 100 anos
Alumínio... 200 a 500 anos
Cerâmica... indeterminado
Chicletes... 5 anos
Cordas de nylon... 30 anos
Embalagem longa vida... até 100 anos (alumínio)
Embalagem Pet... mais de 100 anos
Filtros de cigarro... 5 anos
Isopor... indeterminado

Louças... indeterminado
Luvas de borracha... indeterminado
Papel e papelão... cerca de 6 meses
Pneus... até 450 anos
Sacos e sacolas plásticas... mais de 100 anos
Vidros... indeterminado


Agora já posso dizer algumas formas de se reciclar, já que é algo barato, bom e fácil (pelo menos pra você!). Todo mundo já tá careca de saber das latas de lixo coloridas (e não é Restart!!!), bem, são 5 cores, branca, verde, amarela, vermelha e azul, correspondendo a cada um dos materiais, lixo comum, vidro, metal, plástico e papel, viva a coleta seletiva. Ultimamente tenho visto muitos lugares com essa opção de o que fazer com meu lixo, Supermercados, ONGs e outros cantos do mundo, que oferecem as latas!!! Esse ato de reciclar não cobra muito de você, basta separar o lixo, e levá-lo ao local que o recolherá e reciclará. Mas não, quem é que vai “perder tempo” fazendo isso?
Pois é, há quem ache que é perca de tempo, que o próprio planeta se auto-destrói, que uma andorinha não faz verão, e realmente, andorinha preguiçosa não faz verão e se o planeta se auto-destrói, talvez ele só precise de um ombro amigo pra se recompor e parar com isso!!!


Bom, agora aquele típico final de comerciais que se vê na televisão... Cada um faz sua parte, e teremos um mundo melhor!!!
É, não jogue chiclete no chão, nem papéis de balas, nem nada mais. Tome vergonha na cara e cuide do que é seu, e mais do que seu, é de todas as outras pessoas. (Burra eu, as pessoas são egoístas, tenho que fazer elas perceberem que é importante SÓ para elas) Pensei alto. Cara, eu já to confusa! Resumindo, cuide do que você PRECISA (PRECISA, PRECISA, PRECISA) para VIVER (VIVER, VIVER, VIVER).

"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."

Raul Seixas