segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O aquecimento global

Esse já é um assunto mais que antigo e muito comentado em escolas, ONGs, reportagens em jornais e na televisão, já estamos carecas de saber o que causa o efeito estufa e como preveni-lo. Então, por que ainda esse problema de todos, literalmente todos, continua crescendo? Essa é uma pergunta que eu me faço sempre, entre outras como, por exemplo, por que desmatam? Por que poluem nosso ar e nossos rios? Quase nunca eu acho uma resposta que justifique.
Mas bem, relembrar as ações erradas nunca é demais, pois assim podemos evitá-los, ou de certa forma tentarmos!
O aquecimento global é apontado pela grande maioria dos cientistas como uma das principais ameaças à vida na Terra. As alteraçõs climáticas serão mais rápidas do que a capacidade de adaptação das espécies.A extinção poderá ser o caminho natural a partir das graves alterações nos ecossistemas existentes em todo o mundo. Consequências das alterações climáticas já são percebidas em várias partes do mundo, é comprovado que cresceu o número de ocorrências de deslizamentos de terra, seca, ondas de calor, inundações, tempestades tropicais e muito mais. Até mesmo o nível do mar está elevado por causa do derretimento das calotas polares. A medida que a população vai crescendo, os atuais padrões de atividades humanas, a produção de gases do efeito estufa também aumentam, piorando o aquecimento da Terra.As florestas têm merecido atenção dobrada dos estudiosos por serem grandes consumidoras de CO2 (gás carbônico), assim o desmatamento da floresta amazônica deverá receber um combate mais eficaz do governo brasileiro, pois a Amazôniaé a maior floresta tropical do mundo, e também considerada umas das salvaguardas à vida no Planeta.

Mas ainda há tempo
Já sabemos que o homem é a grande causa do efeito estufa, mas ainda há quem diga que o aquecimento global é uma causa natural, como por exemplo, a Associação Americana de Geólogos do Petróleo. A preocupação de ambientalistas e movimentos sociais promovem manifestações em todo o planeta, cobrando das autoridades mundias medidas drasticas para reverter este quadro. Para conter a emissãos de gases poluentes, há medidas como o combate do desmatamento, reflorestamento e recuperação das matas, abolição do uso de aerosóis, mudanças dos padrões de consumo de energia substituindo o uso de combustiveis fósseis por energia hidráulica ou eólica, que apesar de não serem energias limpas são bem menos poluentes, diminuição do tráfego de automóveis, etc... Mas para que uma mudança seja eficaz e sentida pelo planeta é necessário o envolvimento, compromisso e vontade política das nações, especialmente pelos países industrializados que são os grandes poluidores do mundo, somando 75% das emissões.
Mas é claro que a população não pode simplesmente ficar esperando, temos que agir de alguma forma, e se não pode ser algo tão grande como gostariamos, vamos começar de onde podemos, começando aos poucos!
O que mais me deixa incorfomada, é a ignorância das pessoas, como pode? Você sabe que PRECISA do planeta Terra para sobreviver, mas você joga lixo no chão, sua empresa joga residuos tóxicos nos rios e na terra, e elimina poluentes no ar que VOCÊ respira, cara, que porra é essa? Se você quer se matar aos poucos, seja criativo e educado!!!

"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."

Raul Seixas