segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Beleza marinha!


O que vou postar hoje pode nem ser de muita importância, mas é um assunto do qual eu amo... Animais marinhos, a tartaruga marinha em especial, é o meu preferido!
O pouco que eu sei sobre esses animais é fantástico, segundo pesquisas elas habitam a Terra antes mesmo do homem, existindo já há 180 milhões de anos. Esses belos seres já passaram por muitas e péssimas (e não poucas e boas!), entre os séculos XV e XVIII na época da expansão da navegação elas eram capturadas e aprisionadas nos porões dos navios, ainda vivas, com o intuido de utilizarem de sua carne para evitar o Escorbuto (uma doença crônica causada pela falta de vitamina C, causando hemorragias, principalmente nas gengivas, comum nesta época por causa dos longos períodos em que os marinheiros passavam nas embarcações sem alimentação adequada). As tartarugas marinhas passam o maior tempo de suas vidas em alto mar, saindo apenas na época de procriação, quando só as fêmeas vão paras as praias desovar, e é exatamente quando estão nas areias que são mais vuneráveis, ficam mais lentas , sendo assim mais fácil de serem capturadas. Uma coisa muito interessante é que as tartarugas que nascem em tal praia, voltam para lá mais tarde para desovarem, esses animais sabem exatamente onde nasceram e fazem com que seus filhotes também nasçam lá!!!
Existem no mundo inteiro apenas sete espécies de tartarugas marinhas, destas sete, cinco aparecem no Brasil: a Cabeçuda, a Verde, a de Couro, a de Pente e a Oliva.

A tartaruga Cabeçuda: Conhecida popularmente dessa maneira (engraçada até!) por causa que sua cabeça é bastante grande comparada ao seu corpo.
A tartaruga verde: Conhecida assim devido a cor de sua gordura que fica abaixo de sua carapaça, que pode não ser exatamente verde, mas sempre puxado para o tom esverdeado.
A tartaruga de Couro: Conhecida assim por sua cabeça ser quilhada e sem escamas, tendo a aparência de couro.
A tartaruga de Pente: Conhecida assim pois seu casco era utilizado para a fabricação de adornos como pentes, aros de óculos, bijuterias e talheres.
A tartaruga Oliva: Sua coloração é esverdeada e é a menor da espécie, sua carapaça é quase redonda, e a coloração com o crescimento do animal passa a ser cinza.
Legal!!!

Existe um projeto com o intuito da conservação das tartarugas mainhas, o Projeto TAMAR, com uma longa história e que no momento não convem. Suas atividades são organizadas em três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. O TAMAR tem um programa que implementa atividades que proporcionam vantagens para os diferentes setoras sociais envolvidos, principalmente as comunidades costeiras, mas ainda sim as tartarugas marinhas continuam ameaçadas de extinção, o que significa ser fundamental a continuação deste programa de conservação, com o apoio de todos e para o bem de todos os envolvidos. Com dados do Projeto TAMAR, apenas duas ou três tatarugas, em cada mil nascidas, chegam à vida adulta.
É uma triste realidade as dificuldades que elas passam, e que quase não se vê na televisão ou em outros meios de comunicação. Pesquisas, projetos, ideias, tudo o que é possível para a preservação dessa espécie está sendo feita da forma em que o TAMAR consegue. Eu tenho sim o sonho de um dia poder ajudar nesse projeto de conservação das tartarugas marinhas, pois pra mim, é um dos animais marinhos mais lindos e maravilhosos!

"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."

Raul Seixas